Facebook

BLOG

Evolução de uma paixão com duas rodas!

03/06/2013
Evolução de uma paixão com duas rodas! A motocicleta para chegar aos dias atuais, com toda uma tecnologia mesmo sendo através de modelos mais básicos, foi necessário muito tempo e persistência de algumas pessoas, afinal 150 anos de evolução muita coisa aconteceu.

Conde Sirvac, na França em 1790 inventou o celerífero (bicicleta de madeira), como não havia guidão era muito difícil colocar na posição correta.

Já em 1817, o Barão Drais aperfeiçoou o celerífero colocando um eixo e um garfo na roda dianteira, batizando-o de Draisiene.

Passando-se 50 anos, o inglês Lawson inventou a transmissão e o selim, e com isto em 1885 foi lançada a Rover, de J.J Starley.

Dunlop, um veterinário escocês em 1887, queria melhorar o triciclo de madeiro do seu filho, então colocou um tudo oco de borracha preso à roda por tela. Mesmo sabendo que já existia uma patente parecida feita em 1846, Dunlop continuou. Houve maiores melhorias um ano após com os irmãos Michelin, que desenvolveram um novo sistema de fixação do pneu à roda através de cavilhas, já que antes eram por meio de tiras de pano. E cm isto surge o pneu.

O alemão Gotlieb Damler jnto com seu colega Wilhelm Maybach desenvolveram em uma oficina precária, em 1885 a primeira motocicleta. Batizada como Einspur, era equipada com um motor de 264 cc, que desenvolvia inédito para a época, 0,5 CV a 500 rpm, inicialmente movido a gás porem logo passou para a gasolina.

O americano Sylvester Roper e o Francês Louis Perreaux desenvolveram em seus respectivos países, uma espécie de motocicleta, em 1869.
Heinrich Hildebrand e Alois Wolfmuller, ao apresentar o 1º motociclo fabricado em serie, utilizaram a expressão Motor Rad (roda motorizada), equipado agora com um motor de 1500 cc, já desenvolvia 2cv de força.

Após três anos na França, em 1897 os irmãos Wener continuaram o projeto do motorrad, porem utilizando a expressão motocyclette e com o apoio do governo, criaram a marca Bianchi.

A primeira corrida de motocicleta realizada em Londres ocorreu no dia 29 d novembro de 1987, devido ao grande sucesso que a motocicleta acarretou na Inglaterra.

Em1914 surge Indian, com seu motor de 998 cc, primeira moto equipada com partida elétrica, e conhecida na época como uma moto confiável.
Em 1929, os motores estavam aprimorados e chegavam a ser 100 vezes mais potente que os primeiros.

E hoje, após a mais de 150 anos, existe motos de todos os tipos e tamanhos, com motores que vão de 8 cv beirando os 200 cv, para atender o gosto de todos.


Confira mais notícias, dicas e curiosidades em nosso Facebook!