Facebook

BLOG

Seguro de obra de engenharia, a compra exige planejamento

21/06/2013
Seguro de obra de engenharia, a compra exige planejamento A compra do seguro de riscos de engenharia exige planejamento?

Sim. Este é um seguro extremamente especializado e a aceitação depende de uma série de documentos e negociações. A recomendação é prever o seguro junto com o planejamento da obra.

A antecedência para a cotação do seguro dependerá do porte da obra, mas pode-se definir como um mínimo de 60 dias antes do início planejado como um prazo razoável para obras de pequeno ou médio porte.

Seguros com obras já iniciadas são de aceitação bem restrita, quando não são recusados pelas seguradoras, dependendo da envergadura da obra e da fase em que ela se encontra.

A documentação técnica da obra – planejamento detalhado, incluindo cronograma físico e financeiro, plantas, licenças, elaborados e aprovados por profissionais autorizados – será requisitada pelas seguradoras para analisar a aceitação e definir o preço do seguro.

De posse da documentação, o engenheiro responsável pela obra deve se reunir com um corretor de seguros especializado no ramo, verificar se há pendências e expor as necessidades do construtor.

Deve-se pedir ao corretor de seguros que solicite propostas de várias seguradoras. Recebidas as propostas, ele deverá explicar ao engenheiro responsável e ao representante do construtor as condições, limites de coberturas, valores e bens cobertos, franquias e custos para definir, enfim, o melhor seguro.